1024x165px (1)
1024x165
Ascom/Procon

Procon Aracaju realiza “Operação Copo Limpo” e não encontra indícios de bebidas adulteradas na capital

A ação, realizada em parceria com o MPSE, Polícia Civil e outros órgãos, teve como foco fiscalizar a venda de bebidas com possível presença de metanol, substância altamente tóxica.

Procon Aracaju, vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou na manhã desta terça-feira, 7, a “Operação Copo Limpo”, com o objetivo de fiscalizar a comercialização de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas com metanol. A operação foi dividida em duas frentes de trabalho, abrangendo zonas norte e sul da capital sergipana, e não identificou locais com indícios de adulteração.

De acordo com a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Santiago de Araújo, a ação é resultado dos encaminhamentos da audiência extrajudicial promovida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), que tratou dos riscos à saúde pública provocados por bebidas adulteradas.

“Na audiência, foram discutidos os riscos decorrentes da adulteração com metanol, substância altamente tóxica cuja ingestão tem causado mortes e graves intoxicações em várias regiões do país”, explicou Roseneide.

A coordenadora destacou ainda que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu uma nota técnica orientando os órgãos de defesa do consumidor a intensificarem as ações preventivas.

“Se alguma situação suspeita for identificada, o produto é lacrado e encaminhado para perícia técnica. Nosso foco é retirar de circulação qualquer produto adulterado, garantindo a segurança e a saúde do consumidor”, afirmou.

A operação contou com o apoio do Procon Estadual, Ministério Público de Sergipe, Polícia Militar e Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). Segundo a delegada titular da Decon, Georlize Teles, não houve denúncias nem registros de intoxicação por metanol em Aracaju.

A delegada titular da Decon, Georlize Teles (Foto: Ascom/Procon)

“Nenhum indício de adulteração foi encontrado. Caso haja qualquer irregularidade, todos os procedimentos legais serão adotados”, reforçou a delegada.

As fiscalizações devem continuar nas próximas semanas, com inspeções em bares, restaurantes, supermercados e distribuidoras de bebidas. O Procon Aracaju orienta que qualquer consumidor que suspeite da venda ou fabricação de bebidas adulteradas faça uma denúncia por meio do telefone (79) 3179-6040 ou pelo número 151, com garantia de sigilo.

Com a “Operação Copo Limpo”, os órgãos de fiscalização reforçam o compromisso com a proteção da saúde pública e a defesa dos direitos do consumidor, atuando de forma preventiva para evitar riscos à população.

Compartilhe
Leia também