A ação, realizada em parceria com o MPSE, Polícia Civil e outros órgãos, teve como foco fiscalizar a venda de bebidas com possível presença de metanol, substância altamente tóxica.
Procon Aracaju, vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou na manhã desta terça-feira, 7, a “Operação Copo Limpo”, com o objetivo de fiscalizar a comercialização de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas com metanol. A operação foi dividida em duas frentes de trabalho, abrangendo zonas norte e sul da capital sergipana, e não identificou locais com indícios de adulteração.
De acordo com a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Roseneide Santiago de Araújo, a ação é resultado dos encaminhamentos da audiência extrajudicial promovida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), que tratou dos riscos à saúde pública provocados por bebidas adulteradas.
“Na audiência, foram discutidos os riscos decorrentes da adulteração com metanol, substância altamente tóxica cuja ingestão tem causado mortes e graves intoxicações em várias regiões do país”, explicou Roseneide.
A coordenadora destacou ainda que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu uma nota técnica orientando os órgãos de defesa do consumidor a intensificarem as ações preventivas.
“Se alguma situação suspeita for identificada, o produto é lacrado e encaminhado para perícia técnica. Nosso foco é retirar de circulação qualquer produto adulterado, garantindo a segurança e a saúde do consumidor”, afirmou.
A operação contou com o apoio do Procon Estadual, Ministério Público de Sergipe, Polícia Militar e Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). Segundo a delegada titular da Decon, Georlize Teles, não houve denúncias nem registros de intoxicação por metanol em Aracaju.

“Nenhum indício de adulteração foi encontrado. Caso haja qualquer irregularidade, todos os procedimentos legais serão adotados”, reforçou a delegada.
As fiscalizações devem continuar nas próximas semanas, com inspeções em bares, restaurantes, supermercados e distribuidoras de bebidas. O Procon Aracaju orienta que qualquer consumidor que suspeite da venda ou fabricação de bebidas adulteradas faça uma denúncia por meio do telefone (79) 3179-6040 ou pelo número 151, com garantia de sigilo.
Com a “Operação Copo Limpo”, os órgãos de fiscalização reforçam o compromisso com a proteção da saúde pública e a defesa dos direitos do consumidor, atuando de forma preventiva para evitar riscos à população.


