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Ônibus elétricos voltam a circular em Aracaju com foco em conforto e sustentabilidade

Retomada reforça compromisso da prefeita Emília Corrêa em modernizar o transporte público e reduzir impactos ambientais

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), retomou nesta sexta-feira (31) a operação dos 15 ônibus 100% elétricos no sistema de transporte coletivo da capital. Os veículos atenderão 13 linhas urbanas e serão operados pelas empresas Modelo, Atalaia e VRS. Com a medida, Aracaju reafirma sua posição de destaque como a primeira capital do Nordeste a colocar em circulação uma frota elétrica integrada ao transporte público regular.

A retomada do serviço foi possível após decisão da 3ª Vara Cível de Aracaju, que indeferiu liminar movida por vereadores de oposição pedindo a suspensão do contrato entre a Prefeitura e a TEVX Motors Group Ltda. Com o indeferimento, os veículos, já emplacados e equipados com sistema de telemetria — tecnologia que permite o monitoramento em tempo real — voltaram às ruas para reforçar a mobilidade urbana de forma sustentável e eficiente.

_Foto: KarlaTavares ASCOM/PMA

Para a prefeita Emília Corrêa, o retorno dos ônibus elétricos simboliza mais do que um avanço tecnológico: representa o compromisso da gestão em oferecer conforto e dignidade aos usuários. “Retomar a operação desses veículos é reafirmar que vale a pena lutar pelo que é certo, mesmo quando o caminho é difícil. Fomos questionados, mas seguimos firmes, com transparência e compromisso com a população. Ver esses ônibus circulando novamente é uma vitória da cidade, do nosso povo e de uma gestão que tem coragem de fazer diferente”, destacou.

Os novos veículos possuem emissão zero de CO₂ e ruído, capacidade para até 75 passageiros, piso baixo e acessível, ar-condicionado com saídas individuais, tomadas USB em todos os assentos e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. Com autonomia média de 300 quilômetros por carga — ampliável em até 30% pelo sistema de freios regenerativos —, as baterias de 385 kWh podem ser recarregadas em aproximadamente duas horas e meia.

O plano de eletromobilidade da capital prevê a ampliação da frota para 30 ônibus elétricos. Além dos 15 já em operação, outros 15 serão adquiridos via licitação. O projeto inclui ainda a construção de uma usina de energia solar e a instalação de mais oito carregadores, medidas que colocaram Aracaju na 5ª posição do Ranking Connected Smart Cities, que avalia inovação e sustentabilidade nas cidades brasileiras.

Em busca de tornar o transporte público ainda mais acessível, a prefeita encaminhou ao Governo do Estado um pedido de isenção do ICMS para a aquisição de novos ônibus elétricos. “Essa iniciativa já foi adotada em estados como São Paulo e Pará. Se for atendida, vai beneficiar toda a população da Grande Aracaju”, afirmou Emília.

Com tecnologia, eficiência e compromisso ambiental, o retorno dos ônibus elétricos marca um novo passo na modernização do transporte público aracajuano — e reforça o propósito da gestão municipal de colocar as pessoas no centro das políticas de mobilidade urbana.

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