A Prefeitura de Aracaju realizou no último sábado, 23, a primeira edição do projeto Tamo Junto Aracaju, no bairro Lamarão. A ação, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco da Silva, reuniu 14 secretarias e órgãos municipais e ofertou mais de 70 serviços gratuitos à população. Ao todo, foram 784 atendimentos em várias áreas como saúde, assistência social, cidadania, empregabilidade, meio ambiente, mobilidade urbana e defesa do consumidor.
A prefeita Emília Corrêa comemorou o resultado do projeto. “O Tamo Junto Aracaju nasceu com a missão de estar ao lado das pessoas, de ir onde a população está e levar serviços que fazem diferença no dia a dia. Estar no Lamarão e ver o sorriso das famílias, ver tanta gente sendo atendida, cuidada e acolhida, nos encheu de orgulho. Isso demonstra o verdadeiro sentido de governar, que é servir às pessoas. Foram quase 800 atendimentos em um único dia, resultado do esforço de toda a equipe e da confiança dos moradores. Isso mostra que estamos no caminho certo, construindo uma Aracaju mais humana, próxima e solidária”, destacou.
Criado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), o projeto tem como principal objetivo levar a prestação de serviços públicos diretamente às comunidades em todas as regiões da capital. Para o secretário municipal de Governo, Itamar Bezerra, ações como esta vão mudar a cara da cidade. “O projeto vem da sensibilidade da prefeita Emília Corrêa de olhar para a cidade e procurar atender as demandas que vão surgindo nos bairros e são essas iniciativas que vão trazer um diferencial para a cara da cidade”, avalia.
A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) foi responsável por boa parte dos atendimentos, com destaque para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que iniciou às 6h20 da manhã e se estendeu até as 16h25. Durante o dia, 68 pessoas foram atendidas diretamente, 85 agendamentos foram realizados para continuidade do serviço no Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Santos Dumont e cerca de 170 pessoas receberam orientações. Além disso, 14 cadastros de currículos foram feitos, 26 inscrições em cursos de qualificação, 19 entrevistas de emprego com empresas, 12 emissões de cartas de encaminhamento para entrevistas e a oficina de arte atendeu 230 crianças.
Ana Ilsa Teixeira acordou às 5h30 da manhã para ir em busca da sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Se não fosse essa ação, eu teria que fazer uma correria muito maior de conseguir alguém para poder agendar no computador. Aqui eu aproveito para tirar identidade e as minhas crianças também estão aqui brincando e se divertindo”, disse.

Thayana Gonçalves foi buscar uma oportunidade de trabalho. Ela conseguiu realizar, na própria escola, uma entrevista de emprego com a BTS. “Essa oportunidade e essa orientação sobre o emprego é a melhor possível. Muito feliz e grata”, afirmou Thayana.
Na área da saúde, foram contabilizados 345 atendimentos, como aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, consultas ginecológicas, atendimentos odontológicos, terapias integrativas, além da vacinação de 42 pessoas e 42 animais.
Dalvina Melo, de 66 anos, deu prioridade ao exame para verificar a glicemia. “É muito importante essa disponibilidade que tá acontecendo hoje, porque nas unidades às vezes demora para agendar ou nós não conseguimos ir”, relatou.
A Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas) registrou 58 atendimentos, entre eles atualização do Cadastro Único (18), Auxílio Moradia (29), Benefício de Prestação Continuada (2), além de apoio jurídico (1), serviços do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (6) e atendimento do Conselho Tutelar (2)
A dona de casa Taynara Carmelita Jesus dos Santos, que esteve no evento para resolver outras demandas, aproveitou para tirar dúvidas sobre o auxílio-moradia. “Eu vim para resolver outras questões e vi que tinha também o local sobre auxílio-moradia. No momento estou sem trabalhar e esse auxílio pode me ajudar bastante”, disse Taynara.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) prestou 13 atendimentos, incluindo a emissão de credenciais especiais para idosos e gestantes, informações sobre multas, registros na Ouvidoria e marcações de perícia para o Programa Atende.
A dona de casa Glíndia Silva Santos, de 29 anos, tem uma filha com Transtorno do espectro Autista (TEA) e foi solicitar a credencial de estacionamento. “Há muito tempo eu precisava ter a carteirinha de estacionamento, mas não sabia como fazer. Quando eu soube que este serviço seria oferecido hoje aqui, eu vim logo fazer. Achei ótimo, porque agora não vou precisar me deslocar até a SMTT para resolver isso. Aqui mesmo eu já consegui, facilitou muito para mim”, afirmou.
Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou 214 atendimentos, com a distribuição de 200 mudas e o plantio de 14 árvores.
Joselita dos Santos, moradora do bairro Lamarão, saiu satisfeita com a muda que ela recebeu da Sema. “Eu estou amando, adorando. As mudas são a coisa mais linda e eu garanti uma para fazer chá”, contou, sorridente.
O projeto Tamo Junto Aracaju foi criado para aproximar os serviços da Prefeitura da comunidade, descentralizando atendimentos e garantindo que as demandas dos bairros sejam acolhidas de forma rápida e direta. O evento vai acontecer uma vez por mês e a próxima edição está prevista para acontecer dia 20 de setembro, no bairro Industrial.