prefis fevereiro

Lançamento do Programa Rural Seguro amplia presença da PM e reforça proteção às áreas rurais de Sergipe

Iniciativa lançada na maior feira do agronegócio sergipano, aposta em tecnologia, cadastramento georreferenciado e participação dos produtores para reduzir crimes no campo

Nesta quinta-feira, 5, durante a realização da feira de agronegócios Sealba Show 2026, em Itabaiana, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, lançou oficialmente o Programa Rural Seguro, uma iniciativa estratégica determinada pelo governador do estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, voltada ao fortalecimento da segurança nas áreas rurais do estado. O programa tem como foco aproximar os produtores rurais das forças de segurança, ampliar a presença policial no campo e reduzir crimes como furtos, abigeato, invasões de propriedade e tráfico de drogas.

O programa tem como principal eixo o cadastramento georreferenciado das propriedades rurais, permitindo que a Polícia Militar tenha maior precisão na localização das áreas, agilidade no atendimento das ocorrências e melhor planejamento do policiamento em regiões caracterizadas por grandes distâncias, estradas vicinais e propriedades isoladas.

O secretário de Segurança Pública, João Eloy, destacou que o lançamento do programa durante o Sealba Show reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento econômico aliado à proteção da população rural.

“O Governo de Sergipe entende que o fortalecimento do agronegócio passa, necessariamente, pela garantia da segurança no campo. O Programa Rural Seguro é uma iniciativa que integra o planejamento estratégico da Segurança Pública de Sergipe, unindo investimento, tecnologia e presença do Estado para proteger quem produz, gera emprego e contribui para o crescimento do nosso estado”, afirmou o secretário.

A concepção do Programa Rural Seguro é resultado de experiências bem-sucedidas adotadas em outros estados e foi adaptada à realidade sergipana. O comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro, ressaltou que o projeto amplia a capacidade operacional da corporação e fortalece o vínculo com os produtores. “Esse programa nasce da necessidade de compreender as particularidades da área rural. Com o cadastramento das propriedades, a Polícia Militar passa a ter mais condições de planejar o policiamento, reduzir o tempo de resposta e atuar de forma mais eficiente na prevenção e repressão aos crimes no campo”, destacou o comandante-geral.

A execução operacional do programa contará com a atuação de unidades especializadas da PMSE, a exemplo do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (BPATI) e do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), responsáveis pelo policiamento em extensas áreas do interior sergipano.

O comandante do BPATI, tenente-coronel Fábio Lemos, explicou que o sucesso do Programa Rural Seguro depende diretamente da participação dos produtores rurais. “O Programa Rural Seguro consiste no cadastramento das propriedades rurais do Estado de Sergipe para que a Polícia Militar possa atender de forma mais eficiente essas áreas. A zona rural tem características próprias, com estradas vicinais, propriedades isoladas e grandes extensões territoriais. Com esse cadastramento, as propriedades passam a ser georreferenciadas e melhor atendidas pela polícia”, explicou.

Sealba

Segundo o oficial, o Sealba Show foi escolhido estrategicamente para marcar o início do programa. “O lançamento no Sealba Show é simbólico, porque é onde o produtor rural está. Mas é fundamental destacar que, sem a participação do produtor, esse programa não existe. Ele precisa abrir as portas da sua propriedade para que o Estado possa entrar, conhecer a realidade local e atuar na prevenção de crimes como furtos e outras ocorrências”, completou.

O Programa Rural Seguro também fortalece o conceito de policiamento comunitário rural, aproximando a Polícia Militar do homem e da mulher do campo, promovendo ações preventivas e ampliando a sensação de segurança nas áreas produtivas.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Segurança Pública reforça a política de interiorização dos serviços de segurança e consolida Sergipe como um dos estados com redução consistente da criminalidade, inclusive no meio rural, aliando proteção, desenvolvimento e presença efetiva do Estado.

Fonte: SSP-SE

Compartilhe
médio
Leia também